quinta-feira, 8 de abril de 2010

Alon Hilu estará no festival LeV - Literatura em Viagem

Alon Hilu (n. 1972, Jafa), um dos mais interessantes escritores israelitas da actualidade, estará em Portugal para participar no LeV – Literatura em Viagem 2010, que decorrerá entre 17 e 20 de Abril em Matosinhos. Hilu vai participar na mesa “Viajar prolonga a vida”, no dia 19, com José Rentes de Carvalho, Alexandra Lucas Coelho e Mónica Marques; a moderação ficará a cargo de Rosa Alice Branco.



No final de 2009, a QuidNovi publicou, de Alon Hilu, o romance A Casa Dajani, vencedor do mais importante prémio literário israelita, o Prémio Sapir, que lhe viria a ser retirado pouco tempo depois, por alegado conflito interesses na constituição do júri. A polémica rebentou, levantando a suspeita de que havia motivos políticos por detrás dos motivos publicamente anunciados aquando da decisão.
A Casa Dajani é uma fascinante obra de ficção, cuja acção se desenrola em Jafa em 1895, construída a partir de dois diários fictícios, que se vão entrecruzando ao longo do livro: o de Salah Dajani, um estranho rapazinho muçulmano que não tem amigos e gosta de escrever contos e poemas, e o de Haim Margaliot Kalvarisky, um dos primeiros judeus que começam a chegar a esta terra prometida, em busca de terra fértil.
Se ao início Kalvarisky parece ser o milagroso anjo que cura o jovem Salah da sua permanente melancolia e a Casa Dajani da ruína, à medida que o tempo vai passando as coisas mudam de figura. Kalvarisky envolve-se com a senhora Dajani, cujo marido morre, e começa a tomar conta de toda a propriedade. Salah tem visões proféticas de uma grande guerra que expulsará os muçulmanos daquela terra. A tensão vai crescendo gradualmente através da voz destas duas personagens, nas quais o leitor aprenderá a não confiar, porque, como qualquer pessoa, eles podem mentir.

Alon Hilu nasceu em Jafa, em 1972, filho de pais naturais de Damasco, e vive actualmente em Telavive com a sua família. É bacharel em Direito pela Universidade de Telavive, onde acabou por licenciar-se em Arte do Teatro com uma especialização em Escrita Dramática.
Depois de várias obras para teatro, estreou-se na ficção com um romance histórico intitulado Death of a Monk, vencedor do Prémio Presidencial Israelita para um romance de estreia em 2006 e do Prémio da Presidência do Estado de Israel em 2008. Foi finalista do prestigiado prémio Sapir em 2005, que viria a vencer em 2009 com o segundo romance, A Casa Dajani. Ambas as obras estão traduzidas em diversas línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário