segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novidades: LENDAS DO PORTO, de Joel Cleto

Uma viagem pela História e Património da região do Porto a pretexto de mais de duas dezenas de lendas. Através destas páginas o leitor é convidado a (re)visitar monumentos como a Sé do Porto, a Torre de Pedro Sem, a Casa de Ramalde, a capela do Senhor da Pedra ou a igreja de Matosinhos. Mas também a contactar com personalidades históricas como o rei Ramiro, Zé do Telhado, Camilo Castelo Branco, D. Pedro IV ou o Infante D. Henrique. Aqui encontrará igualmente as explicações lendárias para a origem dos “tripeiros”, da associação da concha da vieira aos Caminhos de Santiago, ou de topónimos como Miragaia, Matosinhos ou Valongo.

Episódios fabulosos, transmitidos durante séculos através da oralidade, as lendas não deixam de encerrar pistas preciosas (por vezes as únicas que chegaram aos nossos dias) para a compreensão de muitos episódios históricos e para a génese de muitas localidades e seus monumentos.

Mas, para lá de lenda, o leitor encontrará também as respostas que, entretanto, a História e a Arqueologia encontraram para as dúvidas e questões que motivaram os nossos antepassados para as suas explicações lendárias.

JOEL CLETO

Arqueólogo. Nasceu no Porto (Vitória) em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi creditado pela Universidade do Minho como Formador de Professores nas áreas da História e Arqueologia (1997). Iniciou muito recentemente os seus trabalhos conducentes a Doutoramento. Faz parte desde 1987 dos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos onde, entre outros, está ligado à criação do Arquivo Histórico Municipal, Gabinete Municipal de Arqueologia e História, Museu da Quinta de Santiago e Rede de Museus de Matosinhos. Dirigiu escavações arqueológicas em Baião (monumentos megalíticos), no centro histórico do Porto, e no concelho de Matosinhos (estações arqueológicas da Idade do Ferro, de época romana, e da Idade Média). Colabora regularmente na comunicação social, possuindo desde 2006, na estação televisiva Porto Canal, um programa semanal dedicado às questões da História e Património. Estas mesmas temáticas estão na origem de diversas conferências e comunicações que apresentou em congressos e seminários em Portugal e no estrangeiro, sendo também autor de diversos livros e artigos publicados em revistas da especialidade e na imprensa periódica. Colabora na revista “O Tripeiro” desde 1986, tendo-se tornado colaborador regular em 2008, assegurando desde então uma rubrica mensal dedicada às lendas da região do Porto. São esses artigos que se reúnem neste livro.

1 comentário: